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Rpg Maker XP(Iniciantes)

 Hey Otakus, eu sei que todos vocês gostam de RPG's, e também sei que todos vocês tem um sonho de fazer um, mas a maioria não sabe nem por onde começar, bem estou começando para vocês, e para isso vim apresentar um programa incrível, cujo nome é Rpg maker XP, que é por onde eu faço os meus games.

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 Bem galera você provavelmente clicou em mais informações, então vamos aos conceitos basicos de Rpg maker XP.

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1.Camadas :
 As camadas são com certeza a parte mais importante do mapeamento de seu game, vamos entende-las :
 Observe que há 4 objetos contornados de preto e sublinhados de vermelho, bem isso é muito simples de se entender, na primeira "Layer 1", você basicamente colocara o chão o piso, o básico (lembrem-se NUNCA, colocar arvores ou outros objetos aqui, na segunda "Layer 2", nós colocaremos outros objetos como arvores e casas, nada demais, Na Terceira "Layer 3", você vai colocar, os objetos que ficarão acima da primeira e da segunda camada, como por exemplo, arvores afrente de casas, objetos em cima de mesas em fim, uma infinidade de coisas.
 Já na quarta camada "Layer 4", para iniciantes, vai complicar mais, pois é aqui que colocaremos os famosos eventos(siga lendo o tutorial que eu ensinarei mais tarde), clike novamente na imagem do começo do tutorial, veja que a tela esta toda dividida em pequenos quadrados, bem para adicionar o evento, teremos que clikar em um dos quadrados(se você esta fazendo seu game lendo o tutorial, não adicione nada ainda).

1.1 Eventos :

Conhecendo o editor de eventos

Em qualquer jogo é indispensável o uso de eventos. Seja para criar uma vendedora de poções, uma porta de uma casa ou qualquer outra coisa; você terá sempre que usá-los. Então vamos aprender a mexer com eles!

Na quarta camada de mapeamento (camada para eventos) clique duas vezes num quadrado qualquer do mapa e uma janela irá aparecer. Vejamos para que serve cada parte dela.


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

Lá em cima é o local onde será colocado o nome do evento, opcional (é útil para você indentificá-lo mais facilmente, mais tarde). Comecemos então por conhecer os botões do topo:


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

1. Nova Página: Cria uma página nova dentro do mesmo evento, para executar novas operações. É como se você tivesse dois ou mais eventos em um só.
2. Copiar Página: Copia a página atual para que depois possa ser colada uma igual.
3. Colar Página: Cola uma página copiada.
4. Deletar Página: Remove a página que está sendo vista.
5. Limpar Página: Limpa a página atual por completo, deixando ela vazia.

Agora, dentro das Condições do Evento, temos as seguintes opções:


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

1. Switch [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch X esteja ligada.
2. Switch [X] ON: Serve para o mesmo que a opção acima.
3. Variável [X] Maior/Igual que: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a variável X seja maior ou igual a um determinado valor.
4. Switch Local [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch local X esteja ligada.

Se você não entendeu nada desta parte, não se preocupe; isto será explicado mais detalhadamente em uma próxima parte do tutorial de iniciantes.

Mais abaixo temos o Gráfico (clique duas vezes na caixa e escolha o gráfico do evento), o Movimento, as Opções e o Iniciar Quando, do evento.
Comecemos pelo Movimento:


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

1. Tipo: Aqui você escolhe o tipo de movimento que o evento irá ter. Se quer que ele ande pelo mapa aleatoriamente, escolha Aleatório. Se não quer que ele ande, escolha Fixo. Pode também escolher uma rota pré-definida para ele, dentre outras opções.
2. Velocidade: Escolha aqui a velocidade com que o evento se movimentará no mapa.
3. Frequência: Aqui você define a frequência com que o personagem se movimentará no mapa, “dará passos”. Se quer que ele fique andando sem parar, defina Altíssima. Se quer que ele só dê uns passos de alguns em alguns segundos, defina aqui uma frequência baixa.

Nas Opções podemos ver:


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

1. Animação (Mov.): Marque esta opção se quiser que o evento mude a sua animação ao movimentar-se.
2. Animação (Fixa): Marque esta opção se quiser que o evento esteja sempre mudando a sua animação mesmo quando está parado.
3. Direção Fixa: Se marcar esta opção, o evento ficará sempre na mesma posição, sem mudar a animação, quer ande, quer não.
4. Atravessar: Marque esta opção para que o evento possa atravessar tudo o que está no mapa, incluindo os objetos não-atravessáveis.
5. Alta Prioridade: Se marcar esta opção, o evento irá aparecer por cima de todo o resto que está no mapa. Irá sobrepor-se a tudo. Esta opção é útil para criar aves, que voarão por cima de casas e outros objetos.

E, por fim, no Iniciar Quando, temos:


Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

1. Pressionar tecla: O evento só irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador interagir com ele, pressionando a tecla de ação (C; ENTER; Barra de espaços).
2. Ao Tocar Herói: Com esta opção marcada, o evento irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador encostar nele.
3. Ao Tocar (Evento): Esta opção permite que o evento faça o que você programou assim que o jogador toque nele e também quando ele toque no jogador. É quase o mesmo que o “Ao Tocar Herói”, com esta pequena diferença.
4. Início Automático: O evento irá fazer a ação programada no instante em que o jogador entrar no mapa em que ele se encontra. Ele irá agir antes de todo o resto, chegando até mesmo a bloquear o movimento do personagem.
5. Processo Paralelo: O evento irá agir da mesma maneira que no “Início Automático”, ou seja, no momento em que você entra no mapa em que o evento se encontra. Porém, com esta opção, o evento vai agindo ao mesmo tempo que todos os outros, não bloqueando o movimento no personagem, por exemplo.

Sem dúvida a parte mais importante dos eventos são os Comandos de Evento. É aí que tudo acontece. Isto é explicado na próxima parte do tutorial.

Tutorial para Iniciantes - RMXP - Editor de Eventos

Fonte : Mundo RPG maker
2. Ferramentas rápidas :
 Essa é a parte mais simples do tutorial, isso serve por exemplo para nós colocarmos o chão de uma vez só na primeira camada, ou colocar qualquer outra coisa em qualquer camada mais rapido, e as vezes até para montar objetos mais elaborados.

3.Zoom
 Não é necessario, o uso excessivo disso, temos três opções nos botões :
Zoom 1/1 : A visão mais aproximada do game, também será a visão que você terá ao jogar.
Zoom 1/2 : Da uma visão maior que a do Zoom 1/1.
Zoom 1/4 : A maior visão possivel de seu jogo.

4. Banco de Dados
 É aqui onde nós criaremos a base do jogo, exemplo, onde colocaremos se o seu personagem é um herói ou vilão, um exemplo melhor para vocês, ao criarmos um jogo de Fairy Tail, teremos que separar os diferentes tipos de magias, colocando "Natsu - Magia Dragon Slayer, Lucy - Magia celestial etc...', e assim faramos com todos os principais personagens de seu jogo, também colocaremos as suas armas, armaduras, e todos os itens possiveis a ele encontrar no jogo.
 Como eu considero esta uma aba relativamente facil não me aprofundarei no assunto, uma vez que seu rpg maker xp, seja em português você terá tudo explicado.

 
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5. Resource Manager :
 Ainda não chegamos no 'pior', essa aba também é muito fácil, já que aqui nós apenas importaremos, alguns personagens novos, tilesets, telas de game over, nada demais:
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 Observe que nos botões a escrito importar & exportar, clicaremos em importar para colocar algum personagem que criamos dentro do jogo, e exportar para salva-lo.

5.1 Criando Personagens :
 Usaremos o aplicativo abaixo para criarmos nosso personagem.
Obs.: NUNCA  deixe o fundo da mesma cor do seu personagem.

5.2 Inserindo o personagem :
 Clicaremos em Graphics/Characters na aba Resource Manager :

Observe que há várias opções, mas uma vez que você seja iniciante dificilmente sabera mecher com elas, mas enfim, pesquise e descubra.
 E em seguida clike em importar, e coloque o personagem que você salvou, clike no fundo e Ok.
 Bem Agora vamos voltar para o banco de dados :

 Escolheremos a parte que esta marcada com um 7, em seguida escolheremos nosso personagem, e pronto nosso personagem esta dentro do jogo.


6. Editor de Scripts :
 Estava muito bom o Tutorial né ? Acaba de complicar demais pois agora nos sera exigido conhecimentos regulares de Scripts RGSS, aposto que metade de vocês nem sabe do que falei.
 Não é necessário usa-la, mas ao menos que você tenha criatividade level master, precisara e muito usa-la, e para isso recomendo que você leia abaixo.

Oque é RGSS
RGSS é acrônimo de Ruby Game Scripting System (Sistema Ruby de Escrita de Jogos). Trata-se de uma linguagem criada em 1995 por Yukihiro Matsumoto, derivada da popular Ruby.
Ela é utilizada nas engines do RPG Maker XP, RPG Maker VX, e RPG Maker VX Ace. Foi chamada de RGSS2 e RGSS3 para os dois últimos, por conta de algumas atualizações em comandos pré-existentes, mas a sintaxe é praticamente igual à original).


Sendo uma extensão da biblioteca Ruby voltada para a criação de jogos, o RGSS perdeu algumas das funções daquela, mas ainda assim pode ser caracterizado como uma linguagem simples e enxuta mas poderosa. Basicamente, é orientada a objetos e organizada em blocos de códigos, o que facilita muito a leitura pelo programador. Suas variáveis, pertecentes a classes, podem ser alteradas dinamicamente, o que torna tudo mais rápido. Em resumo, é uma linguagem que torna muito fácil o processo de aprendizagem por iniciantes para que possam logo criar seus scripts!


Para o RPG Maker, os scripts significam um avanço tremendo. A partir deles é possível incorporar novas funções às batalhas, aos menus, às mensagens e a tudo que se quiser. Sistemas incríveis já foram criados a partir do RGSS, e muitos mais podem surgir: basta criatividade e dedicação.
É bom dizer também que só se arrisca quem quiser: os usuários não precisam aprender RGSS para criarem seus jogos no RPG Maker; podem muito bem fazer tudo por eventos. Mas é claro: scripts são uma ferramenta ótima, e podem dar aquele toque especial à sua criação.
Fonte : Mundo Rpg Maker

 Pessoal, só para deixar claro isso não é o suficiente, baixe apostilas, pesquise estude se surpreenda, pois sem essa parte seu jogo ficara muito Clichê.

7. Teste de som :
 O pior já passou, mas nessa abá, poderemos inserir desde pequenos barulhos, á trilha sonora de seu game, é realmente muito divertida e nada complicada essa parte.
Dica : Se você tiver um microfone e alguns programas para ajuste de som poderá até mesmo dar vida as falas de seu personagem.

8. Testar Jogo :
 Enfim depois de muito trabalho poderemos testar nosso jogo para ver como ele anda.


Download
 Bem ainda falta uma coisa certo ?
-Claro o download, e para isso só basta clikar em download ^^

Download : Baixaki/Ziggi/SuperDownloads
Em breve colocarei nossas Mirros Já Upadas.


 Bem pessoal, sai totalmente do contexto do Blog, mas afinal, que Otaku não quer criar um game ? Flw pessoal ;) -Não se esqueçam de comentar.

2 comentários:

  1. Pessoal quando o Blog chegar a 100 participantes eu faço um tutorial de como fazer um jogo online !

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  2. uma pergunta como que eu salvo a imagem do meu Personagem que eu criei ali quando aperto o botão direito e salvo normal ele não da só fica a imagem em Branco me fala se possivel

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